3.
Psicoterapia Adolescente
A psicoterapia adolescente acolhe fases particularmente difíceis da vida. Existem muitas situações em que há grande tensão e conflito psicológico, porque os adolescentes precisam aprender a lidar com uma etapa cheia de descobertas, novos conhecimentos e muitos conflito com o físico e a personalidade em uma mudança permanente e rápida.
Os jovens precisam enfrentar muitas necessidades em suas vidas diárias no relacionamento consigo mesmo, com o corpo, com os amigos e com a família. Essas demandas agem com uma pressão, fazendo com que eles experimentem sentimentos e emoções incomumente fortes e possivelmente confusos.
Os adolescentes geralmente vivem em mundos diferentes que conflitam com os dos seus pais, pois a puberdade é uma fase delicada e que os pais muitas vezes não sabem como lidar com estas mudanças diárias.
Algumas dificuldades mais comuns são:
-
Desempenho escolar
-
Corpo e a imagem corporal
-
Alimentação
-
Formação da identidade
-
Sexualidade
-
Comportamento
-
Agressividade
-
Vida familiar
-
Depressão
-
Ansiedade
-
Integração num grupo
-
Baixa autoestima
O foco da psicoterapia é de entender a situação com base nas informações fornecidas e trabalhar com os jovens para pensar em maneiras de resolver os problemas levantados para determinar a melhor maneira de ajudá-lo, pois para os adolescentes a psicoterapia facilita a reflexão sobre o processo de mudança físico-emocional que enfrentam. Visando Ajudar no autoconhecimento, na gestão dos conflitos, permitindo que tome decisões pessoais e profissionais de forma mais consciente e segura.